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Jogos Digitais na Educação

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Jogos Digitais na Educação


O curso de Pós-Graduação em Jogos Digitais na Educação visa capacitar graduados egressos de cursos de Licenciaturas e profissionais da área de Educação, formando profissionais qualificados para atuar como pesquisadores, docentes, gestoresprofissionais/professores quanto ao desenvolvimento e uso de Jogos Digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo

  • Suprir a carência de cursos de pós-graduação no uso de Jogos Digitais na modalidade de educação à distância.
  • Contribuir na formação de profissionais em educação na compreensão de jogos digitais e sua relação com a educação formal, informal e não formal, o que possibilita o desenvolvimento de novos projetos pedagógicos.
  • Desenvolver no discente o pensamento crítico relacionado com as possibilidades criativas e inovadoras imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos 2D e 3D de social games para multiplataformas.
  • Contribuir para o aperfeiçoamento profissional na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais para educação.
  • Capacitar profissionais da educação com as demandas do mercado de jogos educativos.

Público-Alvo

Tecnólogos e bacharéis que exercem ou que desejam entrar para a área de Jogos Digitais na educação. Profissionais que desejam desenvolver jogos como auxilio a aprendizagem em diversos consoles e dispositivos móveis com foco educacional.

Pessoas criativas interessadas em trabalhar em empresas nacionais ou internacionais na área da educação, com criação, modelagem e animação de personagens, trilha sonora, ilustração ou programação de jogos digitais.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é voltado para os seguintes profissionais:

  • Docentes de todas as áreas do ensino Básico, Técnico e Superior.
  • Instrutores de educação Profissional.
  • Tutores de cursos a distância.
  • Gestores educacionais.

Área de Atuação

  • Instituições Públicas de Ensino básico, médio, técnico e superior (presenciais e a distância).
  • Instituições Privadas de Ensino básico, médio, técnico e superior (presenciais e a distância).

Matriz Curricular

# Disciplina Tipo Carga Horária
1 Metodologia da Pesquisa Aplicada à Produção de Paper Núcleo Comum 45h
2 Metodologias Ativas: Perspectivas Teóricas e Práticas Núcleo Comum 45h
3 Sociedade, Tecnologia e Educação Núcleo Comum 45h
4 Didática do Ensino Núcleo Comum 45h
5 Pensamento Computacional Núcleo Específico 45h
6 Inteligência Artificial para Jogos Núcleo Específico 45h
7 Modelagem de Personagens 3D, Animação e Efeitos Sonoros Núcleo Específico 45h
8 Ambientes para Desenvolvimento de Jogos Núcleo Específico 45h
9 Jogos para Dispositivos Móveis Núcleo Específico 45h
10 Jogos Digitais Inclusivos Núcleo Específico 45h
Total 450h